sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Política adotada pela Secretária das Cidades no combate a miséria é referência no Brasil

A Política de Arranjos Produtivos Locais (APLs), executada pela Secretaria das Cidades e pelo Secretário Camilo Santana, tem se tornado modelo de referência para outros estados do País. Na quinta-feira (17), o projeto será apresentado à representantes do Governo do Estado do Paraná, durante evento do Departamento de Economia Solidária do BNDES. A apresentação será feita por técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento e Integração Regional da Secretaria das Cidades.
No Ceará, o objetivo da Política é promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, por meio do fortalecimento dos grupos produtivos que se norteiam pelo princípio da solidariedade e cooperação. Os recursos aplicados são oriundos do fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e já beneficiaram mais de duas mil famílias. São projetos produtivos das áreas de piscicultura, cajucultura, floricultura, artesanato, apicultura, laticínios e confecções.
Na última semana, o modelo do Ceará também foi apresentado durante a programação da 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais. O evento contou com a participação de representantes do Mercosul e de países associados. Com dois painéis, o encontro contou com apresentação das experiências de cada país, abordando temas como inclusão produtiva e responsabilidade social; inovação, conhecimento e tecnologia; acesso aos mercados locais, regionais, nacionais e internacionais; cooperação e governança; capacitação profissional; crédito e microcrédito produtivo para APLs e o papel governamental no desenvolvimento dos APLs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário