terça-feira, 15 de novembro de 2011

La Nina é indicativo de boa quadra chuvosa para 2012

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) admitiu que o fenômeno La Niña, está configurado no Oceano Pacífico. Com isso, historicamente, sabe-se que há indicadores de uma boa quadra chuvosa para o próximo ano.
A ocorrência se dá pelo resfriamento das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental. O fato vem acontecendo desde julho passado, mas em vista da necessidade de se verificar mapas meteorológicos em todo Mundo, somente agora se divulgou não apenas a existência de La Niña, como sua permanência até junho de 2012.
Para o gerente de meteorologia da Funceme, Geraldo Ferreira, ainda é prematuro para avaliar que haverá uma quadra chuvosa acima do normal na Região. Ele explicou que outros fatores influem na estação, especialmente os efeitos climáticos sobre o Atlântico.
Contudo, ressalta que há cientificamente comprovação que ao contrário do El Niño, com efeitos negativos sobre o quadro de chuvas no Nordeste, La Nïña, é positiva.
Um dos efeitos da atuação de La Niña é a ocorrência de frentes frias, atingindo particularmente o Estado da Bahia. Isso não apenas vem ocorrendo, as chuvas têm sido quase 300% superiores, no período de 1º a 13 deste mês, do que igual período em anos que o fenômeno não se encontra em atuação.
Com chuvas e frentes, também há uma grande nebulosidade no céu, favorecendo um conforto térmico que é incomum em meses como novembro.
De acordo com Geraldo Ferreira, os impactos mais sensíveis sobre as chuvas, decorrentes desse quadro no Oceano Pacífico, deverão ser sentidos entre os meses de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário