quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ceará atinge pela primeira vez marca de 1.000 transplantes ano

Depois de confirmar mais um recorde pelo quinto ano consecutivo, o Ceará registra um novo feito histórico: supera pela primeira vez 1.000 transplantes realizados em um ano, mesmo ainda a dois meses do final de 2011. Até esta terça-feira, 1º de novembro, foram 1.037 transplantes no ano, 165 a mais que o último recorde de 872 transplantes em todo o ano de 2010. Para comemorar a marca histórica, a Secretaria da Saúde do Estado fará homenagem às instituições e profissionais que atuam no processo de doação e transplante no Ceará, com a entrega de condecorações e certificados de reconhecimento, em solenidade nesta quinta-feira (03), no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. A condecoração tem a forma do laço verde, símbolo mundial das campanhas de doação de órgãos.
O ano de 2011 tem sido de grandes conquistas para a área de transplantes do Ceará. Em setembro, o Estado já aparecia com o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes, do país, de acordo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Foram 77 transplantes de fígado realizados entre janeiro e junho deste ano, índice de 18,2 transplantes por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2011. No mesmo período, São Paulo e Minas Gerais, agora segundo e terceiro colocados da tabela da ABTO, tiveram 16,5 e 16 transplantes por milhão de habitantes, respectivamente. Até outubro, já são 131 transplantes de fígado no Ceará, 18 a mais que em todo o ano de 2010. Novos recordes foram registrados também em transplantes de córnea, coração, valva cardíaca e pâncreas.
O Sistema Nacional de Transplante (SNT), adotado no Brasil, tem a concepção de fila única de transplante com o propósito de garantir o acesso universal, justo e gratuito aos órgãos disponíveis. A criação do Sistema Nacional de Transplantes fez o Brasil despontar como um dos maiores países em número de transplantes no mundo. Em 1996 (antes da criação da SNT) foram realizados 3.979 transplantes. Em 2010, o número de transplantes já era de 21.040. Mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, o investimento do SUS em transplantes foi de R$ 1,198 bilhão. Só para se ter uma ideia do custo de um transplante, o de coração é de R$ 50 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário