terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novo presídio no Ceará tem sistema de segurança mais moderno do Brasil

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (29) mais uma unidade prisional no Ceará. A Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, entregue pelo governador Cid Gomes e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem capacidade para abrigar 500 novos condenados ao regime fechado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na avaliação do Governador, a inauguração de um equipamento como este, serve de exemplo para que o poder público reflita os desafios e ações para melhorar a vida da população. A Penitenciária foi recebeu investimento de R$ 16,4 milhões, por parte dos governos Estadual e Federal, através do Ministério da Justiça.
Com a nova unidade prisional o Ceará conta agora com a unidade mais moderna de todo o sistema prisional no Estado. A Penitenciária conta com o inovador sistema body-scanner, um equipamento que gera uma imagem da estrutura orgânica e óssea de qualquer pessoa, evidenciando irregularidades como o transporte de drogas ou armamento. Além de máquina de raio-x para objetos, detectores de metal (portal de entrada e manual), sistema interno de monitoramento com 174 câmeras, cadeiras de identificação de presos.
Na avaliação do Ministro da Justiça, a obra ressalta que o Ceará vem tendo uma postura ousada e com grande capacidade de gestão. Segundo o Ministro, a presidenta Dilma Rousseff determinou que resolver os entraves do sistema penitenciário é uma prioridade da sua gestão, especialmente no que diz respeito a falta de vagas. Com o objetivo de resolver esse déficit será destinado para os Estados, através do Ministério da Justiça, o montante de R$ 1,1 bilhão. Como destacou a secretária estadual da Justiça, Mariana Lobo, a unidade conta com módulo Escolar, com salas de aula com capacidade para 120 alunos, biblioteca e sala de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário