quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Começa 2° etapa de Campanha de Vacinação contra Aftosa

Cerca de 150 pessoas, entre prefeitos, secretários, técnicos e fiscais agropecuários, compareceram ao lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação da febre aftosa, na fazenda Bom Jesus, no distrito de Boqueirão do Cesário a 114 km de Fortaleza.
Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins destacou o trabalho realizado pela ADAGRI e EMATERCE na primeira etapa da campanha, quando o Ceará bateu recorde vacinando 94% do rebanho entre bois e búfalos no Ceará. “Nós conseguimos reduzir o número de produtores inadimplentes de 40 mil para 14 mil e até dezembro nós vamos chegar perto de zero”, disse o secretário.
Há quase 15 anos o Ceará não registra casos de febre aftosa. O Ceará tem 2 milhões 343 mil e 772 animais (bois e búfalos). A meta alcançada é um dos passos necessários para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação, com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.
Para isso, além da vacinação em massa é preciso investir na reestruturação na defesa agropecuária no Ceará. E o trabalho já começou. Durante o lançamento da 2º etapa, o Secretário Nelson Martins fez a entrega simbólica de veiculos para as unidades da ADAGRI no interior do Estado e anunciou que mais sete carros devem ser entregues ainda esse ano, além de vários outros equipamentos e custeios previstos no convênio plurianual assinado com o MAPA.
A ADAGRI é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA – no Ceará. O Presidente da agência, Augusto Júnior agradeceu a presença de tantos prefeitos e secretários de agricultura e pediu apoio nas fiscalizações, principalmente nas feiras agropecuárias.
As vacinas já estão disponíveis nas revendas de todo o estado. Cada dose custa em média R$ 1,50. A multa para o produtor que não vacinar o rebanho é de R$13,43 por cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário