terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ceará é um dos dez estados que melhor distribuiu renda na década 2000-2010

O Ceará, que no início da década passada (2000/2010) tinha a pior distribuição de renda dentre os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, ganhou posições e hoje está em sétimo lugar, de acordo com o índice Gini – que é uma medida de desigualdade de renda -, que passou de 0,626 em 2000 para 0,556 no ano passado. Está é uma das conclusões do trabalho Ipece/Informe nº 19, que tem como título “A Evolução da Desigualdade de Renda entre os anos 2000 e 2010 no Ceará e Estados Brasileiros”.
O resultado do Ceará, que levou o Estado a melhorar posições, equivale a uma variação de menos 11,182%, o que, na verdade, significa dizer que o Ceará foi o décimo a apresentar melhor resultado dentre os 26 Estados e o Distrito Federal, no que diz respeito à melhoria na distribuição de renda. A análise foi divulgada ontem, terça-feira (22) pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.
O trabalho do Instituto – divulgado em entrevista coletiva pelo diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba - mostra o bom desempenho do Ceará relativamente aos demais estados da região Nordeste, sendo o que mais reduziu a desigualdade durante a década.
A desigualdade de renda no Ceará reduziu mais do que no Nordeste e no Brasil, tanto quando se considera toda a população quanto ao se considerar apenas a área urbana.
O Coeficiente de Gini é a medida mais comumente utilizada na mensuração da desigualdade de renda. Desenvolvido por Corrado Gini em 1912, o valor do índice varia no intervalo entre 0 (zero) e 1 (um), em que o valor 0 reflete completa igualdade e 1 representa a completa desigualdade (uma pessoa tem toda a renda enquanto os outros não têm nada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário