quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ematerce engajada no combate à miséria

No Ceará, 1,5 milhão de pessoas vive na miséria. Dessas, 770 mil estão no meio rural, segundo dados do Governo Federal. O Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), baseia-se na melhoria do acesso aos serviços públicos, na transferência de renda e na inclusão social. No campo, o Governo vai priorizar o acesso à água, para todos, ampliar os programas produtivos, a assistência técnica, a distribuição de sementes e a compra direta dos produtos da agricultura familiar.
Segundo a Engª Agrª Regina Lúcia Guilherme, da Ematerce, mas à disposição da SDA, a preocupação do Governo Federal também é encontrar as pessoas mais pobres e incluí-las nos programas sociais, com acesso às políticas pública existentes, de maneira a beneficiar famílias que vivem em estado de extrema pobreza.
Coordenado pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS- e Ministério de Desenvolvimento Agrário -MDA- o PBSM mobiliza os Governos e municípios em torno de ações no campo e na cidade. O foco são os 16 milhões de brasileiros, com renda dividida entre os seus membros, até R$ 70,00 mensais. Desse total, 59% vivem no Nordeste, 21% no Sul e Sudeste, 20% no Norte e Centro-Oeste.
Para a execução do referido Plano, no Ceará, a Ematerce, com apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Social, treinou, no período de 22 a 29 de outubro de 2011, nos territórios do Cariri e Inhamus/Crateús, cerca de 65 técnicos, que atuam com toda uma metodologia específica, modo a reverter este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário