terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ematerce: Missão Técnica visita fazendas em Quixeramobim

Missão técnica, composta por cerca de vinte pessoas do município de Itatira, região do Sertão-Central do Estado do Ceará, estiveram, nos últimos dias no município de Quixeramobim, para constatar, de perto, como funciona a maior bacia leiteira cearense. Os técnicos da Ematerce visitaram duas propriedades rurais do Distrito de Damião Carneiro, Canafístula e Livramento, consideradas as de maior produtividade na atividade leiteira.
Na fazenda Canafístula, pertencente ao espólio do industrial João de Araújo Carneiro, hoje produzindo 12 mil litros de leite dia, a missão técnica viu o manejo empregado na produção de leite, a base do pastejo rotacionado, a inovação que vem reduzindo custos de produção. A agropecuária Canafístula é uma empresa rural conceituada na venda de reprodutores e matrizes bovinas, com alto padrão genético, a partir da inseminação artificial.
Na Fazenda Livramento, medindo 310 hectares, contando com 210 vacas de corrente leiteira “Girolanda”, de propriedade do agropecuarista Raimundo Januário de Lima, com 30 anos na atividade, com produção diária variando entre 900 e 1000 litros, é o que se pode chamar de referência na produção de leite no município de Quixeramobim. Dotada de ordenha mecânica, tanque de resfriamento de leite, reserva alimentar, a partir da silagem e da oferta de capim, em abundância, a fazenda é rentável atingindo, no verão, um ganho de 30%, na venda do leite, mais o descarte das matrizes com faixa etária avançada e dos machos que vão para abate.
A Ematerce, com a abertura de novos escritórios e postos avançados, até o final deste ano, presente em todos os municípios do Estado do Ceará, consolida-se como importante braço para assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e pequenos pecuaristas. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário