quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Segundo o TSE, o recém criado PSD teria recebido 5,1 mihões de votos em 2010

Estudo do Tribunal Superior Eleitoral aponta que o PSD (Partido Social Democrático) reúne políticos que disputaram vagas de deputado federal em 2010 e receberam 5,1 milhões de votos. A legenda seria a sétima maior do país se existisse à época da última eleição.Esse dado será considerado para que o TSE conceda ou não à agremiação acesso ao dinheiro do Fundo Partidário, uma das maiores fontes de receita das siglas.
No Ceará, a maior parte dos gestores que hoje compõe o PSD migraram de legendas como o PSDB e alguns do PR. O PSD é considerado uma sigla alternativa aos aliados do governador Cid Gomes (PSB) que é presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro no Ceará.
Entre os deputados federais, Manoel Salviano, eleito pelo PSDB, já se filiou ao novo partido. Na Assembleia Legislativa do Estado, a formação do PSD causou o maior desfalque na bancada tucana. Osmar Baquit, Moésio Loiola, Cirilo Pimenta Neném Coelho, Professor Teodoro e Rogério Aguiar oficializaram a mudança para o PSD.
Além deles, Gony Arruda, atual secretário de esportes do Estado e deputado licenciado, eleito pelo PSDB, já havia deixado a sigla meses antes da criação do PSD.
Idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD recebeu seu registro definitivo no ano passado. Como nunca disputou uma eleição, tem direito apenas a uma parcela mínima do fundo (R$ 18,5 mil por mês) e alguns segundos do tempo de TV e de rádio durante eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário