quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Segundo Funceme, chuvas serão mais frequentes a partir do próximo dia 15 no CE

As precipitações da quadra chuvosa deste ano - a qual tem probabilidade de 40% de estar dentro da média histórica - devem ser mais observadas a partir da segunda quinzena deste mês. De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir do dia 15, as chuvas deverão ser registradas com maior frequência em todo o Estado.
Conforme a meteorologista da Funceme Angélica Oliveira, a Fundação também concluiu o balanço da pré-estação chuvosa de 2012, que envolve os meses de dezembro e janeiro últimos. Nesses dois meses, informa, a média de chuvas, no Ceará, foi de 55,8mm. O dado, acrescenta, é 54,5% menor do que a média histórica de chuvas no Estado, que representa, 122,7mm.
Segundo a meteorologista, a baixa incidência de chuvas foi causada pela presença de um sistema de alta pressão, o qual reduz a umidade da atmosfera e inibe a formação de nuvens e chuvas. Todavia, destaca, o sistema de pressão, que costuma durar de 30 a 60 dias, não gera influência sobre a quadra chuvosa que tem início neste mês.
Segundo o prognóstico divulgado pela Funceme, há 35% de chance das chuvas desta quadra chuvosa serem abaixo da média histórica e 25% de probabilidade de superarem o parâmetro.
A Funceme também prevê que, em determinadas regiões, como o litoral, será registrada uma média maior de precipitações. Em outros pontos do Estado, entretanto, existe uma probabilidade maior de que as chuvas fiquem abaixo da média. Ao contrário do que aconteceu nos dois últimos meses, a pré-estação chuvosa de 2011 foi maior do que a média histórica. Em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, choveu 319,5mm no Estado - número 60,8% maior do que a média história à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário