terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fortaleza tem menor inflação do País

A inflação registrada no mês de janeiro deste ano, em Fortaleza, foi a menor entre as nove capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a variação de preços, na capital cearense, de 0,07% em relação ao mês anterior, foi bem menor que a média nacional, calculada em 0,56%.
De acordo com o analista de políticas públicas do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante, a inflação brasileira, de uma maneira geral, foi menor que a apresentada em janeiro de 2011, revelando que as medidas de incentivo ao consumo, adotadas pelo Governo Federal, nos últimos três meses do ano passado, não tiveram pressão inflacionária. “Foi uma decisão bem sucedida, porque houve estímulo ao consumo, mas não houve pressão sobre os preços”, afirma.
A análise do Ipece revela ainda que o início do ano de 2012 começou com variação de preços abaixo daquela registrada para igual período dos últimos dois anos, apontando que a meta da inflação de 4,5%, fixada pelo governo para este ano, deverá ser alcançada. “A inflação é muito volátil. Não existe uma tendência fixa de comportamento. O que a gente vê é que até o meio do ano ela tende a ascender, tendo uma leve baixa em fevereiro. No meio do ano, os preços desaceleram, mas na segunda metade do ano, a partir de setembro ou outubro, tendem a acelerar novamente, principalmente perto de datas comemorativas”, acrescenta Alexsandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário